LEGERE

Blogue sobre a educação e a formação profissional

Quarta-feira, 08 de Janeiro de 2014

O que pode uma língua? E o acompanhamento do estudo escolar? - Breves notas

A primeira é uma das perguntas do Colóquio "Criar em Português", promovido pela Gulbenkian, a ter lugar nos dias 27 e 28 de Janeiro, que sugere outras interessantes perguntas como "O que as artes podem fazer em português que não fariam em inglês (e vice-versa)? Como afirmar e defender o Português num contexto hostil de globalização? Como é que as diferentes linguagens artísticas se apropriam do Português e o recriam?". Consultar o programa aqui.

 

A segunda é uma das perguntas que todos fazemos e à qual todos sabemos dar resposta. Caso isso não chegue, vários são os estudos que nos comprovam que é importante que os nossos alunos sejam devidamente acompanhados, fora da escola, não só para combater o insucesso escolar, mas principalmente para reduzir a taxa de abandono escolar precoce.

Para conferir aqui a investigação levada a cabo pela Universidade de Coimbra a respeito do acompanhamento contínuo e personalizado de alunos.

Aqui, um programa criado pela EPIS (Empresários Pela Inclusão Social), para reduzir o abandono escolar em Portugal, que se revelou ser eficaz até a nível internacional.

publicado por A Tradutora às 11:35

pesquisar

 

Janeiro 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
17
18
19
20
22
23
24
25
26
27
29
30