O que pode uma língua? E o acompanhamento do estudo escolar? - Breves notas
A primeira é uma das perguntas do Colóquio "Criar em Português", promovido pela Gulbenkian, a ter lugar nos dias 27 e 28 de Janeiro, que sugere outras interessantes perguntas como "O que as artes podem fazer em português que não fariam em inglês (e vice-versa)? Como afirmar e defender o Português num contexto hostil de globalização? Como é que as diferentes linguagens artísticas se apropriam do Português e o recriam?". Consultar o programa aqui.
A segunda é uma das perguntas que todos fazemos e à qual todos sabemos dar resposta. Caso isso não chegue, vários são os estudos que nos comprovam que é importante que os nossos alunos sejam devidamente acompanhados, fora da escola, não só para combater o insucesso escolar, mas principalmente para reduzir a taxa de abandono escolar precoce.
Para conferir aqui a investigação levada a cabo pela Universidade de Coimbra a respeito do acompanhamento contínuo e personalizado de alunos.
Aqui, um programa criado pela EPIS (Empresários Pela Inclusão Social), para reduzir o abandono escolar em Portugal, que se revelou ser eficaz até a nível internacional.