LEGERE

Blogue sobre a educação e a formação profissional

Domingo, 28 de Outubro de 2012

LITERATURA-MUNDO E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DE LEITURA

 

Oficina de Formação Organização: Centro de Estudos Comparatistas

Data: 08-11-2012 a 28-02-2013

Local: Sala de Vídeo, FLUL

 

 

LITERATURA-MUNDO E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DE LEITURA Oficina de Formação para Professores do Grupo 300 (Registo: CCPFC/ACC-72014/12; N.º créditos: 1,9)

 

 

1. A Literatura-Mundo face ao currículo; contextos e instrumentos metodológicos.

2. Revisão e actualização de conceitos e paradigmas de referência: literatura nacional e supranacionalidade; globalização, tradutibilidade e Literatura-Mundo.

3. Literatura-Mundo e direito aos clássicos: cânone e currículo, no quadro de um ensino de base comparada; modos de ler/modos de ser: implicação e leitura crítica.

4. Tradução e memória literária; previsibilidade/imprevisibilidade dos processos de representação canónica; tematologia e gesto antológico, com o manual escolar e para além dele.

5. Circulação dos textos, comparatismo e prática pedagógica.

 

O trabalho presencial conjunto, que decorrerá sempre à 5.ª-feira, das 18:00 às 21:00, constará de 5 sessões teórico-práticas e 3 sessões práticas – mediadas por um período de aplicação, em contexto educativo, de propostas de leitura associadas a uma determinada categorização e esboçadas nas primeiras sessões, cujos resultados práticos serão apresentados e debatidos nas últimas – e terá a seguinte calendarização:

 

1.ª sessão [08.11.12] Vocação cosmopolita do literário: literatura nacional e supranacionalidade; a literatura como sistema de reenvios e formas de relação: tradutibilidade e Literatura-Mundo (Weltiteratur, World Literature). Cânone e antologia: o direito aos clássicos; o contemporâneo como lugar de reinvenção do clássico. Ensinar é escolher: revisão de conceitos para novas práticas; comparatismo e pedagogia literária.

 

2.ª – 5.ª sessões [15.11.12; 22.11.12; 29.11.12; 06.12.12] Literatura-Mundo em português e em Portugal: textos escritos em língua portuguesa e textos traduzidos. A antologia como lugar de irradiação da leitura: diferentes géneros, diferentes épocas, diferentes culturas; categorias temáticas, leituras cruzadas, reconhecimento mútuo; práticas multimodais; construção de propostas didácticas.

 

6.ª – 8.ª sessões [14.02.13; 21.02.13; 28.02.13] Apresentação pelos formandos dos módulos didácticos por eles concebidos e aplicados, apreciação crítica dos resultados obtidos, debate das várias propostas em presença. A formação estará a cargo de Helena Carvalhão Buescu, Maria Graciete Silva, Cristina Almeida Ribeiro e Ruth Navas.

 

O processo de avaliação dos formandos terá por base um relatório escrito individual sobre a aplicação em contexto educativo das propostas de leitura associadas à Literatura-Mundo, a entregar até ao 14.º dia após a última sessão de trabalho presencial conjunto. A avaliação quantitativa, na escala de 1 a 10 valores, far-se-á nos termos do n.º 3 do artigo 13.º do RJFCP e da carta circular n.º 3/2007 do CCPFC e será complementada por avaliação qualitativa, que seguirá, de acordo com a mesma carta circular, o referencial previsto no n.º 2 do artigo 46.º do DL n.º 15/2007, de 19 de Janeiro. Nos termos da legislação em vigor, a Oficina, avaliada pelos formandos, através da resposta a um inquérito elaborado para o efeito, e pelos formadores, através da elaboração de um relatório crítico, baseado nas respostas dos formandos ao inquérito avaliativo e na análise das actividades desenvolvidas, será ainda objecto de relatório a elaborar por um especialista de formação designado para o efeito.

 

A Oficina de Formação funcionará com um mínimo de 12 e um máximo de 18 participantes. As inscrições, isentas de qualquer pagamento, far-se-ão junto do Centro de Estudos Comparatistas, através de mensagem enviada para o endereço cec@fl.ul.ptEste endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email, e estarão abertas de 4 a 31 de Outubro, sendo registadas por ordem de chegada. A mensagem será identificada em “Assunto” pela menção “Oficina de Formação Literatura-Mundo” e dela deverá constar, além do nome completo e do e-mail do formando, a indicação da respectiva escola.

 

Fonte: http://www.comparatistas.edu.pt/actividades/destaque/literatura-mundo-e-inovacao-pedagogica-fundamentos-e-praticas-de-leitura.html

 

publicado por A Tradutora às 08:33

pesquisar

 

A não perder

Outubro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
14
16
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
29
30
31

Número de Visitas

Maukie, o Gato